O Ultimate Screen Access (USA) liga o leitor de ecrã de código aberto do NVDA às poderosas capacidades de ampliação presentes no Windows 10, criando um pacote muito poderoso que pode fornecer uma boa solução em várias situações.
Para utilizar o USA com êxito aplicam-se os seguintes requisitos de sistema:
Observação: Para utilizar o Ultimate Screen Access com êxito é necessário utilizar uma versão instalada do NVDA. Numa versão portátil do NVDA (por exemplo, a partir de uma caneta USB), o rato não funcionará corretamente quando o ecrã estiver ampliado.
Se ainda não tiver o NVDA, poderá transferi-lo de nvaccess.org. Na página de transferências, encontrará o link para a versão mais recente do NVDA. A execução do ficheiro transferido iniciará uma cópia temporária do NVDA. Ser-lhe-á então perguntado se pretende instalar o NVDA, criar uma cópia portátil ou continuar a utilizar a cópia temporária. Escolha a instalação e siga as demais instruções no ecrã.
O USA é fornecido como um suplemento do NVDA (pacote de extensão), sendo a sua instalação, portanto, feita através do item “Gerir Suplementos” em Extra no menu do NVDA.
Na caixa de diálogo “Gerir Suplementos”, encontrará uma lista de todos os suplementos instalados que se encontrem atualmente na sua pasta de configuração do utilizador. São exibidos o nome do pacote, o estado, a versão e o autor de cada suplemento. Para instalar um suplemento do USA previamente obtido, prima o botão “Instalar” nesta janela. Em seguida, localize o ficheiro de instalação do USA (um ficheiro com a extensão “*.nvda-addon”). Uma vez premido o botão “Abrir”, iniciar-se-á o procedimento de instalação.
No início da instalação, o NVDA perguntar-lhe-á se pretende realmente instalar o Ultimate Screen Access. Uma vez que a funcionalidade dos suplementos não é restrita dentro do NVDA, o que significa, teoricamente, o acesso aos seus dados pessoais, bem como a todo o sistema, é importante, na versão instalada do NVDA, instalar apenas os suplementos em cuja origem confie. Por outras palavras, instale apenas uma versão do Ultimate Screen Access proveniente de Babbage. Uma vez instalado o USA, o NVDA deve ser reiniciado para ativar o suplemento. Sem reinício, será mostrado o estado “Instalar” para o USA.
Para a utilização do NVDA remetemos para o manual do NVDA. Este pode ser encontrado no menu do NVDA, que pode ser aberto premindo NVDA+N ou clicando no ícone do NVDA na barra de tarefas do Windows. Em seguida, no menu “Ajuda”, pode-se selecionar “Manual do utilizador”.
Uma vez instalado o suplemento USA do NVDA, o USA pode ser ativado da seguinte forma.
Uma vez ativado o USA, em “configurações simples USA” ou no separador “Visual” das configurações do NVDA, podem ser alteradas as seguintes configurações.
o nível da etapa de ampliação é o tamanho da ampliação aplicado pelo USA por etapa. A 0.1, a imagem é ampliada 10% em cada etapa de ampliação.
Na maioria dos casos, esta configuração permite aumentar a qualidade do texto. Na situação em que esta opção está inativa, o conteúdo do ecrã é literalmente ampliado. Quando esta opção está ativa, o software tenta ajustar as margens das imagens e letras de modo que seja apresentado um resultado mais natural.
Quando esta opção está ativa, o USA assegurará que o foco do sistema está sempre em destaque, tanto quanto possível. Por exemplo, o foco do sistema é alterado quando se usa o teclado para navegar numa caixa de diálogo ou se faz uma seleção numa lista.
As configurações nesta lista de seleção permitem-lhe configurar o posicionamento do foco do sistema no ecrã.
Quando se alterna entre diferentes janelas ativas, por exemplo usando a combinação de teclado alt+tab, há uma alteração da janela de primeiro plano. Quando esta opção está ativa, o USA tenta assegurar que a informação relevante do ecrã de primeiro plano está logo visível.
Quando esta opção está ativa, o USA assegurará que o objeto que selecionou com a navegação por objeto do NVDA está visível no ecrã. Para mais informações sobre o objeto do navegador remetemos para o manual do NVDA.
O cursor do sistema é o cursor normalmente intermitente visível nos campos de texto, por exemplo no Word ou no Bloco de Notas. Quando esta opção está ativa, o USA seguirá a posição do cursor e assegurará que a parte do texto onde o cursor pisca está sempre visível. Esta opção também se aplica ao modo de navegação do NVDA.
Esta configuração determina o limite do cursor do sistema dentro dos limites do ecrã. Nesta opção, as escolhas correspondem à opção para o Limite do Foco.
Quando esta opção está ativa, o USA assegurará que o texto onde se encontra o cursor de leitura do NVDA está visível no ecrã. Para mais informações sobre o cursor de leitura remetemos para o manual do NVDA. Para a posição do cursor do modo de navegação do NVDA, é utilizada a configuração do cursor do sistema.
Para o seguimento de texto no modo de leitura contínua (NVDA+ seta para baixo ou NVDA+A), o USA permite definir que também são seguidas as palavras lidas em voz alta. Além disso, as configurações permitem ainda escolher se é projetado um retângulo sobre a palavra falada e se o cursor deve saltar em simultâneo. O menu das configurações também permite ajustar a cor e a espessura do retângulo.
Quando esta opção está ativa, o USA seguirá a posição do rato e assegurará que o rato está sempre visível. A desativação desta opção faz com que o ponteiro do rato desapareça da vista quando cair fora do limite da realidade ampliada no ecrã.
Esta configuração determina o limite do ponteiro do rato dentro dos limites do ecrã. Nesta opção, as escolhas correspondem à opção para o Limite do Foco.
Esta opção permite configurar vários esquemas de cores predefinidos. A opção “Gerir esquema de cores personalizado…” afeta o esquema de cores “personalizado”. Aqui pode criar o seu próprio esquema de cores. Nas configurações pode-se também fazer uma sub-seleção de todos os esquemas de cores disponíveis, alternando-se apenas entre os esquemas de cores efetivamente utilizados.
É também possível selecionar um esquema de cores para uma aplicação específica. NVDA+Control+P associa o esquema de cores atual à aplicação atual. Sempre que esta aplicação entrar em primeiro plano, alternar-se-á para este esquema de cores.
O Modo de Leitor de Objetos é um modo em que o NVDA e o USA podem ser utilizados de uma forma mais simples. Neste modo, a voz está desligada por defeito e só é utilizada para leitura em voz alta. O USA também permite a leitura em voz alta a partir do objeto que se encontra debaixo do rato. Isto pode ser ativado com NVDA+clique esquerdo do rato. Neste caso, o USA salta automaticamente e um retângulo é desenhado à volta da palavra falada, se isto estiver configurado.
A utilização do USA requer uma chave de licença válida. Pode ativar o USA até três vezes por chave de licença.
Se tiver uma chave de licença válida, pode inseri-la selecionando a opção “Gerir licença do USA…” no separador “Visão” das configurações do NVDA. Nesta janela, basta inserir a chave de licença e selecionar OK para ativar a licença. Utilizando o mesmo procedimento, a licença também pode ser desativada, por exemplo, se for desejável desinstalar o USA do computador.
O USA também oferece uma ativação offline. Isto permite ao utilizador solicitar uma chave de ativação via support@babbage.com, utilizando o ID da instância e a chave de licença, o que permite utilizar o USA sem necessidade de verificação online.
O USA oferece uma ativação automática para ambientes “não-persistentes”. Isto permite a auto-ativação e, se necessária, a auto-desativação do USA.
No USA, foram atribuídas teclas de atalho específicas para ajustar a funcionalidade de ampliação e para os esquemas de cor.
As seguintes configurações podem ser ajustadas através do menu do NVDA, selecionando “Opções” e depois “Operações de entrada”. As teclas de atalho do USA podem então ser encontradas na categoria “Ultimate Screen Access”. Para mais informações sobre o funcionamento da caixa de diálogo “Operações de entrada” remetemos para o manual do NVDA.
Tecla de atalho | Função |
---|---|
NVDA+alt+0 | Alterna entre os estados da lupa |
NVDA+alt+= (ou control+pageUp) | Aumentar o nível de ampliação |
NVDA+alt+- (ou control+pageDown) | Diminuir o nível de ampliação |
NVDA+alt+ seta para a esquerda | Deslocar área de ampliação para a esquerda |
NVDA+alt+ seta para a direita | Deslocar área de ampliação para a direita |
NVDA+alt+seta para cima | Deslocar área de ampliação para cima |
NVDA+alt+seta para baixo | Deslocar área de ampliação para baixo |
NVDA+alt+backspace | Alterna entre os diferentes esquemas de cores |
NVDA+alt+s | Alterna entre os estados de suavização de mapa de bits |
NVDA+clique esquerdo do rato | Começa a leitura em voz alta a partir do objeto debaixo do rato |
control+1 | Desativa a voz e o modo de navegação, se aplicável |
não ligado | Ativa ou desativa a ferramenta de seguimento de palavras |
não ligado | Ativa ou desativa o retângulo visual da ferramenta de seguimento de palavras |
NVDA+control+p | Predefinir o esquema de cor atual para a aplicação de primeiro plano |
NVDA+Control+r | Ler tudo em voz alta a partir do rato |
O Ultimate Screen Access é um produto em contínuo desenvolvimento. Por conseguinte, algumas funcionalidades desejadas podem (ainda) não estar disponíveis no produto. Ao utilizar o USA, deve ter em conta as seguintes restrições conhecidas: